Ligue +55 11 2605-2403

Logo 2017 7Lift

Norma da ABNT visa mais segurança em elevadores

A facilidade no deslocamento, proporcionada pelos mais diversos meios de transportes existentes em todo o planeta, é uma conquista humana. Através da história, o homem desenvolveu a tecnologia que nos possibilita hoje ter um automóvel, viajar de avião ou deslocar produtos via terra, água e ar. Nos condomínios verticais, o meio de transporte de passageiros é o elevador. 

Condôminos, visitantes e funcionários têm suas vidas facilitadas pela famosa máquina de subida e descida. Da mesma maneira que carro, trem, metrô, avião, este equipamento necessita de modernização, reparos, vistoria e manutenção. Os acidentes por deterioração ou falta de atualização dos elevadores podem acontecer. Um pequeno defeito pode colocar em risco a vida dos usuários. 

Para diminuir a incidência destes imprevistos, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) validou, em 19 de setembro de 2008, a NBR 15.597. A norma trata dos requisitos de segurança para a construção e instalação de elevadores - elevadores existentes - requisitos para melhoria da segurança dos elevadores elétricos de passageiros e elevadores elétricos de passageiros e cargas. 

Segundo a ABNT, a NBR 15.597 estabelece regras para melhoria da segurança dos elevadores de passageiros existentes, com o objetivo de atingir um nível equivalente de segurança àquele de um elevador recentemente instalado e aplicando o que há de mais avançado em segurança. Isso quer dizer que os elevadores antigos deverão se atualizar, alcançando um padrão de segurança igual, ou próximo, ao dos novos equipamentos.

Ítens exigidos nos elevadores

  • Braile nos pavimentos e na cabina;
  • Luz de emergência;
  • Interfone ligado à portaria e à casa de máquinas;
  • Aviso sonoro informando o andar;
  • Nivelamento preciso da cabina nos andares;
  • Caixa de inspeção no topo da cabina; escada de acesso ao poço;
  • Placas de advertência e sinalizações nas portas de pavimento, principalmente quando o elevador estiver em manutenção e também aquelas de atenção para o usuário verificar se o elevador encontra-se no andar antes de entrar;
  • Guarda corpo (espaço cercado localizado no lado externo do teto do elevador para garantir a segurança do técnico durante a manutenção do equipamento);
  • Protetores de polia de tração e do limitador de velocidade.

Um compromisso

com a qualidade

orgaos segurcz orgaos creacz orgaos seciesp2cz
Logo 2017 7Lift branco

Ligue +55 11 2605-2403 

7lift@7lift.com.br

Fabricação e montagem de elevadores comerciais, residenciais, escadas e
esteiras rolantes, monta-cargas, cargueiros e plataformas de acessibilidade.

Logo 2017 7Lift branco

Ligue +55 11 2605-2403 

7lift@7lift.com.br

Fabricação e montagem de elevadores comerciais, residenciais, escadas e esteiras rolantes, monta-cargas, cargueiros e plataformas de acessibilidade.

 

orgaos segurcz orgaos creacz orgaos seciesp2cz